“Cores da moda” criam ambientes bonitos, mas podem ser totalmente inadequadas a uma clínica. A escolha das cores deve ser feita de acordo com a sensação que queremos causar.
Você pintaria as paredes de sua clínica de preto? Acredito que não… Mas quando alguém declara que não acha correto pintar uma clínica de preto, está assumindo que as cores das paredes são realmente importantes. Quais seriam, então, as cores que deveriam ser usadas? Essa questão é bem mais complexa do que parece ser e nunca deve ser considerado apenas o gosto pessoal do dono da clínica. Devemos levar em consideração o perfil dos clientes, a especialidade da clínica e a emoção que gostaríamos de passar para os clientes em cada ambiente.
O fato é que as cores influenciam nosso modo de ver o mundo o tempo todo. De acordo com o Canadian Colour Institute:
- Os seres humanos julgam um ambiente de forma inconsciente nos primeiros 90 segundos;
- Nesse tempo, entre 62% e 90% do julgamento é baseado unicamente na cor.
Uma sala de espera de uma clínica de endodontia ou de implante, por exemplo, deve ser o mais agradável possível, pois o cliente geralmente tem medo do procedimento pelo qual vai passar e precisa ficar mais relaxado.
- Nenhuma cor estimulante como vermelho, laranja ou amarelo deve ser usada na pintura das paredes, a não ser talvez em pequenos adornos.
- Para ambientes assim devemos dar preferência para os tons de azul e verde, cores frias e repousantes.
- Imagine sempre um local em que o cliente preferia estar naquele momento, como um jardim, e procure recriar este ambiente, inclusive nas cores.
- Perceba que em um jardim, que costuma agradar e acalmar a maioria das pessoas, a grande massa de cor vem do verde da grama e do azul do céu;
- e que as cores quentes como o vermelho, o laranja e o amarelo aparecem apenas em pequeninas flores coloridas que aparecem apenas para quebrar a monotonia da paisagem.
- Usar a lógica das cores presentes na natureza é um artifício que sempre dá certo…
Use o bom senso, observe a natureza, recrie de acordo com as preferências de seu público alvo os ambientes agradáveis que encontramos na natureza incluindo cores, cheiros, sons e texturas agradáveis e terá como retorno muitos elogios dos clientes.
O mais importante é usar o bom senso para não criar ambientes totalmente estranhos à nossa percepção ou que criem sensações negativas, como salas completamente marrons ou cinzas que mais parecem cavernas ou paredes pintadas de vermelho que nos deixariam o tempo todo alertas para um perigo iminente…
É muito importante também que sua clínica, além de ser um local agradável para seus clientes, passe a sensação de organização, limpeza e assepsia. Para que isso aconteça, é fundamental que as paredes, agora pintadas nas cores corretas, sejam mantidas sempre limpas. Por isso, procure marcar datas para repintar a clínica e cumpra este compromisso mesmo que achar que ainda não é necessário. Pinte sua clínica pelo menos uma vez por ano ou sempre que algum bom amigo te disser que ela está precisando.
Curtiu o assunto, mas ainda não tem certeza se usa a cor da sua logomarca, cores sugeridas aqui ou outras? Passeie pelo nosso site e redes sociais para se inspirar. Podemos conversar também, se você preferir!