Nós sabemos que a clínica ideal seria bem espaçosa, impecavelmente organizada, com ambientes separados para o cliente e equipe, mais de um banheiro e repleta de armários. Um cantinho para descansar então, seria um luxo. Mas, na vida real, nem sempre é possível ter um consultório que atenda a todos esses requisitos.
Muitas vezes é preciso optar por uma estrutura menor, mas que tenha outras facilidade, como, por exemplo, estar em um local com bom acesso a transporte público. Se você está tendo dificuldades para organizar sua clínica em uma área pequena, confira estas dicas que separamos:
1) Se você usa uma mesma bancada para guardar fichas de pacientes, contas e cartas que chegam até a clínica, materiais e encomendas que foram entregues, invista em um móvel com muitas gavetas, divisórias e portas para que você possa definir com clareza onde guardar cada um dos documentos.
Não deixe papéis e outros objetos misturados e espalhados pelo balcão. Isso te ajudará a conservar seu consultório com uma aparência mais organizada e profissional, criando um ambiente mais confortável tanto para o seu cliente quanto para a equipe da clínica.
2) Se o local em que você atende só tem um banheiro, garanta que ele esteja sempre impecável e limpo. Não há maior alívio do que precisar utilizar o sanitário fora de casa e encontrar um local limpo, cheiroso e organizado, não é mesmo? Seu cliente irá se sentir mais confortável ao se deparar com um ambiente arrumado.
Por isso, não use o lavabo como depósito de materiais de limpeza e outros objetos relativos ao seu trabalho. Invista em um armário para a pia em que você possa armazenar panos, baldes, papel higiênico e demais itens de banheiro. E lembre-se de mantê-lo trancado!
3) Reserve um espaço para esterilizar seus equipamentos de trabalho. Como o consultório é pequeno, se esse local estiver ao alcance do cliente é muito importante que ele seja completamente limpo e ordenado.
Imagine que situação chata: seu paciente vai se consultar e vê que os aparelhos usados para examiná-lo são esterilizados em um ambiente meio bagunçado. Isso pode deixá-lo com um pé atrás, afinal, os objetos entrarão em contato direto com o corpo dele.
Por mais que você tenha extremo cuidado com suas ferramentas de trabalho e que essa seja uma atividade administrativa, a desorganização pode passar uma imagem equivocada para os clientes que frequentam seu consultório.
4) Ainda que a área de sua clínica seja reduzida, procure reservar algum entretenimento para seus clientes e tornar o ambiente mais amigo. Um revisteiro com publicações atualizadas e uma rede de wi-fi livre não ocupam muito espaço. Assim, você garante acesso à internet e à informação, o que é bastante útil para que os pacientes possam se distrair e também resolver pendências do dia a dia.
Além disso, invista em móveis confortáveis e paredes com pintura nova. É importante que sua clínica seja um local agradável. Caso contrário, além de conviver com pouco espaço, quem frequenta seu consultório estará também em um ambiente incômodo. Isso pode oprimir e deixar ainda mais ansioso o paciente que espera pelo atendimento.