Algumas especialidades médicas recebem um público muito grande de clientes idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Se ir a uma consulta já desperta certa ansiedade em clientes de todas as idades, especialmente pela situação de incerteza sobre o estado de saúde, imagine para os clientes na terceira idade, que ainda têm restrições com relação a aspectos de mobilidade e outros contratempos de envelhecer.
Para tornar seu consultório um ambiente mais amigável e confortável para esses clientes é essencial fazer algumas adaptações estruturais. Confira algumas dicas que te ajudarão a organizar melhor sua clínica para atender os idosos:
1) Escreva placas e instruções em letras grandes. Muitas vezes seus clientes podem enfrentar dificuldades ao ler fontes pequenas. Facilite a leitura de sinalizações que indicam locais do próprio consultório (esterilização, banheiro, consultório, sala de cirurgia etc). Se possível faça versões de contratos e guias médicas em letras maiores, para que eles consigam ler sem problemas. Sua papelaria também devem ter letras com tamanhos compatíveis com a dificuldade que seu cliente pode ter na leitura!
2) Evite degraus e desníveis no piso. A mobilidade é sempre mais complicada na terceira idade, ainda que o idoso não precise se locomover com cadeira de rodas. De qualquer forma, tenha uma estrutura física acessível para todos. Faça pisos e ambientes planos e opte por rampas de acesso que tenham angulação máxima de 8,3% – e não se esqueça de colocar corrimão em todas elas! Além de ser um cuidado a mais com o seu cliente, é também uma exigência da ANVISA. Evite tapetes no caminho dos clientes, para não haver escorregões.
3) Coloque barras de segurança nos banheiros para que os clientes possam se apoiar. Levantar-se do vaso sanitário pode ser uma tarefa dificílima para quem não tem mais tanta força nos músculos. Uma boa dica é seguir os padrões de construção de banheiros acessíveis para cadeirantes, com a instalação de vasos elevados.
4) Não espalhe muitos itens decorativos pelo consultório. Evite vasos de plantas, esculturas e outros objetos que ficam no chão em locais de passagem. Eles podem tanto atrapalhar a circulação quanto representar grandes obstáculos para a segurança do cliente idoso.
5) Invista em iluminação natural e difusa. Um consultório bem iluminado facilita a leitura de documentos, placas, atividades de escrita e até mesmo assistir televisão sem forçar os olhos. Evite iluminação exclusivamente artificial: elas podem ser angustiantes, porque não dão a sensação de passagem do tempo, e acabam por deixar o ambiente mais hospitalar e impessoal – e você, pelo contrário, quer que sua clínica seja acolhedora e aconchegante. Se optar por usá-las ou se não houver outra maneira, pense com cuidado no que deseja para seu projeto luminotécnico.