Imagine a cena: sua mãe está passando muito mal e você vai acompanhá-la ao pronto-socorro de manhã cedinho. Chegando ao local é preciso fazer um cadastro. Você então a deixa aguardando na sala de espera, um lugar iluminado com luzes brancas artificiais, paredes com pintura antiga e até algumas marcas. Além disso você descobre que a bateria do seu celular está acabando e não há muitas tomadas disponíveis. Enquanto do lado de fora a rua é arborizada e agradável, dentro do hospital as janelas estão fechadas por causa do ar-condicionado e cobertas por persianas. As pessoas que aguardam atendimento ali estão sentadas em cadeiras plásticas – algumas até dormem com a cabeça encostada na parede. Não parece uma situação nada agradável, certo?
A ida ao médico desperta ansiedade em pacientes e acompanhantes. Claro que o pronto-socorro é uma situação extrema, mas você pode tentar distanciar o máximo seu consultório dessa ideia de um local inóspito e desumano. Afinal, é muito importante que o cliente se sinta confortável em sua clínica.
Quando uma pessoa vai ao médico, ela não está esperando, necessariamente, que essa seja a atividade mais divertida do seu dia. No entanto, você pode surpreendê-la e tornar a ida ao consultório um momento agradável. Para isso, é preciso cuidar do ambiente em que você receberá seu público. A arquitetura e a decoração do local influenciam completamente na percepção que ele terá dos seus serviços. A experiência do cliente precisa ser positiva.
Pense na estrutura do prédio onde está sua clínica ou consultório. Ele tem janelas que dão para a rua? Se o local tiver boa iluminação natural, deixe a luz do sol entrar. A ventilação natural também é outro ponto que traz qualidade e conforto para o seu cliente. Nada pior do que se sentir enclausurado em um lugar em que você não percebe a passagem do tempo. Crie um ambiente agradável, que reduza a sensação de cansaço e o esforço do olhar. Mesmo ao usar luzes artificiais, prefira as lâmpadas com temperaturas mais baixas para criar um espaço confortável e que não estimule o estresse.
Repare no local em torno da clínica. A rua é muito movimentada? Tem árvores ou um jardim em volta? Se for possível, crie um plano de paisagismo com um espaço verde do lado de fora, ou mesmo no interior, para que as pessoas possam se sentar e descansar. Caso não haja espaço, algumas plantas naturais podem tornar o ambiente mais alegre e tranquilo. Garanta que elas estejam sempre limpas e bem cuidadas.
Invista em assentos e mobiliário adequado ao seu público. Se você atende muitos idosos ou crianças, evite cadeiras e balcões altos e rígidos demais, quinas pontiagudas, degraus e pisos escorregadios. Utilize a Arquitetura a seu favor! É muito importante que sua clínica não seja um local em que seus clientes se sintam mal, mas um espaço aconchegante. Cuidar para que a estrutura física do consultório seja bem elaborada faz com que os clientes valorizem seu trabalho.