Planejando durante o projeto como deve ser, você evitará atrasos na obra que podem significar muitos problemas para você.
Antes de começar uma reforma em sua clínica, o melhor a fazer é contratar um projeto. Nesta fase você definirá, junto com o arquiteto, tudo que é necessário para que a clínica depois de reformada atenda seus desejos e os de seus clientes. Um projeto bem feito deve conter todas as informações necessárias para a obra, como o que alterar e o que manter, deve conter a especificação de todos os materiais que serão usados e todos os detalhes de móveis novos que entrarão na nova decoração. É também no projeto que você deverá definir a possibilidade de continuar atendendo em uma parte da clinica enquanto reforma a outra parte. As duas fases da reforma devem permitir que o cliente tenha acesso a uma sala de espera (mesmo que adaptada por um tempo), sanitário e sala clínica.
Para qualquer reforma, a contratação de pessoal experiente é fundamental. Se você não tem experiência em obras não se arrisque! Contrate alguém com capacidade comprovada, mas não antes de conhecer alguns serviços similares ao que deseja na sua clínica já executado por ele. Lembre-se ainda de conversar com clientes que este profissional já tenha atendido para saber se tudo correu bem. Uma clínica odontológica tem instalações bastante diferentes, que podem ser “estranhas” mesmo para um bom construtor que nunca tenha executado outra parecida… Certifique-se então de ter um bom construtor e peça ao seu técnico dos equipamentos para ajudá-lo nas instalações.
Minimizando os vestígios da obra
Resíduo de obra é sempre um problema. Proteja os pisos e retire (ou proteja) os móveis e adornos. Tranque e vede as frestas das portas daqueles ambientes que não serão reformados. Se a sua sala clínica não estiver em reforma, deixe-a fechada, com os móveis cobertos, e vede todas as frestas. A poeira gerada nos trabalhos de reforma sempre encontra um jeitinho de passar e é difícil de ser limpa depois.
É bom lembrar que determinadas tintas, mesmo já secas, ainda emitem um cheiro residual que podem incomodar você e seus clientes. Para evitar isto, procure manter o ambiente bem arejado durante e depois de todo o processo de pintura. Você pode também escolher uma tinta antialérgica e que não deixa cheiro, agora comuns no mercado.
Reformas Menores
Se você optou por fazer uma reforma mais simples da clínica, apenas com alterações de revestimentos, pintura e decoração será tranqüilo programar a execução em finais de semana ou em finais de semana prolongados (dependendo do tamanho da clínica e da competência da equipe de execução). O importante é ter uma programação de tudo que vai acontecer para não ser “pego” de surpresa durante a reforma. Tudo o que vai ser feito deve estar perfeitamente definido no projeto, quantificado e comprado com antecedência para que nada falte para a conclusão de cada etapa de trabalho. Se o projeto indica a necessidade de um marceneiro para execução de algum móvel ou painel, por exemplo, certifique-se de contratar este profissional com bastante antecedência para ter todos os móveis prontos antes de agendar o início da reforma! Assim, na correria da obra você terá de se preocupar apenas com a instalação do móvel e não com o prazo de entrega dele (o que pode atrasar tudo…).
Grandes Reformas
Se você optou por uma reforma maior, quebrar paredes, mudar piso, refazer o forro de gesso e outras alterações deste tipo, deverá ter alguns cuidados a mais. Para manter sua clínica aberta durante uma reforma deste tipo e garantir que os clientes vão continuar chegando, a confusão da reforma não pode ser vista ou percebida por eles, a não ser nos finais de semana ou à noite.
Nunca deixe uma caçamba de entulhos à frente de sua clínica durante o dia. Nem deixe materiais próprios de reforma, como andaimes, areia, tijolos e madeira. Se o layout criado pelo projeto te permitir reformar uma parte da clinica enquanto a outra parte ainda atende clientes, certifique-se de sempre deixar este “lado do atendimento” sempre limpo e bem cuidado. Um cliente que vem pela primeira vez na sua clínica pode te interpretar muito mal se tiver de passar entre entulhos de obra antes de chegar até você…
Outro detalhe: se sua placa é bem visível, ficar sem ela pode ser interpretado pelo cliente como “clínica fechada”. Ele pode achar que você mudou de ponto. Aliás, qualquer indício de obra percebido pelo seu cliente pode levá-lo a perceber sua clínica como fechada. As perguntas mais freqüentes nestes casos são: “a clínica mudou?” ou “O que vai ser aqui agora?” Dependendo do perfil do cliente que você atende, ele pode até procurar outro profissional devido a um mal-entendido deste tipo.
Independente da reforma, lembre-se que seu construtor deve ter em mãos todo o projeto para ajustar com você o cronograma de obra para que você possa ajustar sua agenda e atender seus clientes normalmente ou para que a interferência seja a menor possível.
Uma boa prática para fazer uma reforma sem atropelos é fazer um “pé de meia” que permita a você ficar sem trabalhar por pelo menos 15 dias. Programe com antecedência a sua agenda, tenha todo o projeto definido e detalhado em mãos, contrate um bom construtor e saia de férias!
Qualquer dúvida, fale com a gente!