Sua clínica não está tendo muito movimento? Em algumas épocas do ano é normal que o fluxo de clientes aumente ou diminua. Mas, se de uma forma geral, o número de pessoas que buscam seus serviços está baixo, você precisa prestar atenção em algumas características do seu consultório.
Muitas vezes, a primeira coisa que qualquer profissional de saúde pensa é em abaixar os preços para ver se atrai mais clientes. O recurso pode parecer efetivo, afinal, estamos em um momento de crise financeira no país. No entanto, todos os dentistas, médicos e veterinários da sua área passam pela mesma situação. Não é uma característica específica do seu trabalho. Por isso é necessário olhar para outros detalhes antes de chegar até o preço.
Melhorando a gestão da sua clínica
Como está a organização da sua clínica? Um ambiente bagunçado e desagradável afasta as pessoas. Pense se o seu cliente espera para ser atendido em um consultório com paredes meio sujas e móveis que não combinam entre si. Se ele vai ao banheiro e se depara com um pano de chão usado, pendurado em um balde com água escura. E se é chamado pela recepcionista para preencher a ficha e a bancada está entulhada de papéis e pastas. Não parece um local muito confortável, certo?
O problema do baixo fluxo de clientes pode estar relacionado à percepção de valor que eles têm da sua clínica. E, para resolver esse problema, não basta apenas manter um consultório decorado da forma como você acha melhor. É preciso pensar no que o seu público-alvo gostaria de ver. A clínica também tem que ser funcional para os seus clientes.
Se você atende muitos jovens adultos, que vão ao consultório quando conseguem um tempinho para sair do escritório, é importante que você disponibilize uma rede de internet, por exemplo, para que eles consigam checar e-mails e tenham acesso ao que acontece fora dali, caso precisem trabalhar remotamente. É muito bom também ter sempre à mão uma torre para recarregar os celulares.
Da mesma forma que um ambiente desorganizado e mal cuidado pode impactar negativamente a sua imagem, funcionários insatisfeitos e irritados com as condições de trabalho também são indícios, para os clientes, de que o seu serviço está deixando a desejar. É preciso cuidar da sua equipe e humanizar também seu ambiente de trabalho. Respeite seus funcionários, assegure que todos seus direitos sejam garantidos e torne a clínica um lugar agradável para que eles trabalharem.
Não há nada pior do que passar o dia inteiro em um espaço bagunçado e atolado de serviço. Assim como você não deve acumular funções para os cômodos da clínica – o banheiro de clientes, por exemplo, não deve ser utilizado como depósito de materiais de limpeza – também não é legal delegar todas as funções administrativas a um único membro da equipe. Você deve cuidar para que seus funcionários se sintam confortáveis e tenham vontade de participar do dia a dia da clínica. Afinal, eles são o cartão de visitas do seu consultório!
Observe para quem o espaço da clínica está projetado e como as atividades rotineiras transcorrem: não basta estar agradável somente para você. É preciso pensar de acordo com as necessidades da sua equipe e, especialmente, dos seus clientes. Assim, você conseguirá humanizar o atendimento no consultório, criando um ambiente amigo, atraindo um número maior de clientes e aumentando os lucros da sua empresa.