São 9h45 e seu quinto cliente do dia já está esperando para ser atendido. Ele mexe na pilha de revistas, avalia as capas e pega a mais recente para folhear. Passa por algumas páginas, reconhece as pessoas nas fotos, fecha e torna a colocar a publicação no revisteiro. Checa as redes sociais no celular, dá uma ultima verificada nos e-mails e desvia o olhar para a parede da sala. Na televisão, algum programa matinal genérico, no relógio, só se passaram quatro minutos.
A espera para o atendimento em consultórios pode despertar ansiedade em muitos pacientes. Afinal, a ida ao médico ou ao dentista é uma atividade encaixada na rotina dentre tantas outras tarefas do dia-a-dia das pessoas. Para evitar que a consulta seja um momento tenso e incômodo, confira algumas dicas que podem ajudar a minimizar a ansiedade dos clientes:
1) Se você realiza intervenções cirúrgicas em sua clínica, evite que os clientes que esperam para ser atendidos tenham grande contato com os que estão saindo dos procedimentos médicos. Garanta que a sala de espera da clínica não seja diretamente ligada ao consultório e às portas de entrada e saída.
Agendar uma consulta com um gastroenterologista e se deparar logo com alguém que acabou de passar por uma endoscopia, por exemplo, não é nada acalentador e pode causar um nervosismo desnecessário. Afinal, o paciente que fez o exame deixa a sala vulnerável, ainda sob efeito de sedativos e precisa se locomover com ajuda de um acompanhante.
2) O isolamento acústico é um grande aliado em salas cirúrgicas ou clínicas dentárias. Revestir o ambiente em que o paciente será atendido faz com que ele tenha mais privacidade e impede os clientes que estão esperando de ouvir o que se passa dentro do consultório.
Esse é um recurso legal para um dentista que trata de público infantil, porque assegura que as crianças na antessala não ouçam e não se assustem com um possível choro de outros pacientes que estão fazendo limpeza bucal.
3) Separe espaços do cliente e ambientes de fluxo interno. Assim, você e sua equipe podem desempenhar atividades rotineiras com mais tranquilidade. Muitas vezes é preciso esterilizar equipamentos, resolver pendências administrativas, ir ao banheiro ou até mesmo fazer um lanchinho na copa. É interessante que você não tenha que passar pela sala de espera e por todos seus pacientes para executar essas tarefas cotidianas.
Organizar a clínica dessa forma facilita o funcionamento administrativo, impede a falsa sensação de que os clientes estão sendo negligenciados e evita que eles fiquem ainda mais ansiosos para o atendimento.
4) Garanta que a sala de espera tenha um ambiente agradável. É importante que o paciente possa se entreter enquanto aguarda pela consulta. Invista em uma rede de wi-fi livre e em revistas atualizadas, que estejam de acordo com seu público – não faz sentido ter um monte de quadrinhos infantis se você só atende adultos.
Tome cuidado, porém, com o excesso de informação: antes de colocar uma televisão no local ou manter uma seleção de músicas de fundo, pense bem em quem frequenta sua clínica. A playlist e os canais devem ser adequados ao gosto dos clientes que você costuma atender.
E lembre-se: se for usar flores na decoração, prefira sempre as naturais e mantenha os arranjos limpos. Com algumas mudanças como essas, você pode tornar seu consultório um ambiente amigo!
[…] você gostou desse post, vai gostar de ler também sobre as 4 maneiras de reduzir a ansiedade na sala de espera! […]